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"A musculação e o treinamento de força continuam em alta".



Uma recente e excelente revisão  da literatura publicada em fevereiro de 2019 no "Jornal Internacional da Ciência de Medicina do Esporte"  intitulada "O Papel do Treinamento Resistivo e Tecido Muscular na Saúde Cardiometabólica"  reforçou a importância do treinamento de força e massa muscular na prevenção e tratamento das doenças cardiometabolicas . 

Nesta revisão, discutiu-se o papel do treinamento de resistência (RT) e do tecido muscular em diferentes condições relativas à saúde e doença. O Treinamento na musculação  tem por principais objetivos a formação, preservação e incremento da quantidade e qualidade da massa muscular, desempenhando assim um papel fundamental na prevenção e "tratamento" de diversos problemas de saúde e condições de doenças.

Mediante as evidências científicas disponíveis, o artigo afirma  que o treinamento de força  tem um papel importante em diversos indicadores do perfil metabólico, com destaque :

1 – Na qualidade do perfil lipídico.

2 -  No controle da  Glicose sanguínea e maior sensibilidade à insulina

 3- Na diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica,

4- Aumento da densidade mineral óssea, diminuindo a incidência e a prevalência de osteoporose, osteopenia e fraturas em idosos.

 5- Diminuição  do risco de desenvolver a "sarco obesidade" e sarcopenia (perda da massa muscular com aumento da gordura intra-muscular)

 6- Aumento da capacidade funcional  e independência.

 7 –Diminuição do  risco de hospitalização e morte prematura.

Eles concluem, recomendando que o treinamento de força deve ser considerado e incluído em todos os programa de exercícios e recomendações gerais de saúde pública e diretrizes de exercício.  

Na onda do "treinamento funcional" tem se deixado de lado o clássico treinamento de força e ganho da massa muscular, destaco que estas formas de treinamento são complementares e não exclusivas.

Como recomendação geral a musculação ou treinamento neuromuscular dever ser realizado no mínimo 2 a 3 vezes por semana, envolvendo exercícios para os principais grupamentos musculares, em 1-3 séries de 8 a 12 repetições. Neste modelo de recomendação são necessários apenas 15 minutos para você ficar com a SAÚDE MUSCULAR em dia.

Procure a nossa equipe de professores para elaborar e atualizar o seu programa na musculação e obter  todos estes benefícios associados para sua saúde, qualidade de vida  e longevidade.


André Leta, M.s. Diretor Técnico da Proforma.

 

#musculação #treino #bemestar #qualidadedevida #saudemuscular #proforma

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